Santiago do Chile
- Marta Gaino
- 26 de set. de 2010
- 2 min de leitura
Nossa viagem ao Chile foi rápida e sem muito planejamento, foi tipo assim - Vamos? Vamos... Então, chegando lá é que fomos resolver o que fazer.
O Chile fica sobre uma zona de instabilidade tectônica, isto é no encontro de duas placas que não param de se bater, a cada 10 anos acontece uma grande terremoto, e nós fomos lá logo depois de ocorrer uma grande terremoto.
Ô povo sem noção!
O terremoto de fevereiro/2010 alcançou 8,8º da escala Richter e foi bem no meio do país, foi o maior desde 1960.... além da Tsunami que entrou mais de 300m praia adentro!!!
Quando chegamos de madrugada no aeroporto e eu tremendo de frio olhei para o teto e vi tudo desabado, pensei com meus botões – o que aconteceu aqui? Sabe alguém completamente perdido na mudança? EU...
No outro dia, refeita do cansaço e do sono, fomos conhecer a cidade e aí que me toquei sobre todo o estrago que o terremoto causou na cidade.
Apesar de muitos edifícios em ruínas, a cidade estava toda enfeita com bandeiras nas janelas, pois ainda estavam comemorando a festa da independência, então de certo modo o moral da cidade estava cheio de vida e a cidade muito limpa e organizada, apesar da recente catástrofe.
O povo chileno é muito culto e educado, gentil e até afetuoso, principalmente com os brasileiros. Conversando com os motoristas de táxi e guias percebemos que o povo chile gostam muito do Brasil e dos Brasileiros, e não gostam muito dos argentinos... kkk, dizem que eles tem o “rey en el vientre”, enquanto que nós somos simpáticos e alegres. Valeu santiaguinos...
Um dos passeios que fizemos em Santiago foi conhecer a Avenida Brasil, que fica no bairro chamado Brasil. Nos anos 1920 local onde a elite vivia em mansões e vilas, depois da decadência as mansões foram abandonadas e só foram restauradas nos anos 90 atraindo bares e restaurantes. Mas o terremoto abalou muitos desses prédios clássicos e antigos.
Na Plaza Brasil tem duas fileiras de palmeiras império que foram doadas pelo governo brasileiro, iguais as que do jardim botânico no rio de janeiro, esse é mais dos motivos que os chilenos gostam do Brasil, eles comparam com o governo argentino que doou um busto de algum general deles... kkk
Conhecemos vários pontos turísticos e por todo lado que se olha dá para ver algum ponto dos Andes, é impressionante!
コメント