Músicas
Aqui mora meu coração!
Sempre cantei. Acho que desde criança cantava e falava sozinha, quer dizer, sozinha não. Falava comigo mesma, o que convenhamos, já era suficiente para que eu ficasse entretida por muito tempo.
Lembro-me de cantar um fado, acho que por causa de uma novela em que tinha um artista português ou coisa perecida.
Lembro que cantava com sotaque português!… Eu devia ser insuportável…
“Só nós dois é que sabemos, o quanto nos queremos bem,
Só nós dois é que sabemos, só nós dois e mais ninguém…
… O nosso mundo começa, cá dentro de nossa porta…”
Isso lá é letra para uma menina de 7 anos cantar?
Enfim, depois conheci as músicas sertanejas de meu pai, depois o samba, depois as músicas latino americanas de Mercedes Sosa e seus compatriotas, depois a bossa nova a quem rendo homenagens até hoje, depois o rock, depois o forró, depois a MPB…
Sempre existe espaço para um ritmo novo, para uma melodia nova.
O interessante é que a música eu não esqueço nunca, mas as letras… parece que não tem mais espaço em minha memória, é difícil eu gravar letra de alguma música da atualidade, aliás, acho que é porque eu não presto atenção mais a isso, a melodia me basta.
Nestas páginas vou colocar minhas experiências com músicas e algumas gravações que fiz, isto é, aquelas liberadas pela minha autocensura.
Espero que apreciem.
Abraços musicais,
Marta


CD Natal Aquarela 2005
CD Natal Aquarela – Coral Se Faz Cantando
Gravado em Salvador/Dezembro de 2005
Regência Eunice Rangel com o grupo do Coral SEFAZ-sede Salvador
Esse coral iniciou sua atividades em julho de 1995, na Secretaria da Fazenda/BA e em comemoração de seus 10 anos gravamos este CD de Natal com canções selecionadas por nossa Maestrina Eunice Rangel entre sua vasta coleção de músicas sacras e religiosas, com traduções de músicas francesas e inglesas, além do grupo OPA muito conhecido aqui em Salvador.
Gravar este CD foi um registro maravilhoso de como aquele grupo era unido e fraterno e por esse motivo conseguiu vencer barreiras e dificuldades para se manter vivo.
Nosso coral foi suspenso com a volta de nossa maestrina para São Paulo, e está retornando as atividades em 2011 com a contratação de novo regente.
Ainda não me decidi se vou voltar a cantar no coro, mas com certeza sinto que isso me faria muito bem, porque o canto coral vibra com a energia de todo o grupo e se torna mais forte do que o solo soprano.
Os nomes das músicas são o que me lembro da época porque no CD não foi registrado o titulo de cada uma.
Boa audição.



CD SEFAZ Nota da Canção 2005/2007
Coral Norte
Este CD foi o resultado de um projeto sonhado por muitas pessoas.
Assim como o coral da sede da SEFAZ/BA em Salvador foi criado em 1995, vimos ao longo dos anos a criação também dos corais da SEFAZ Região Norte (Feira de Santana) e Região Sul (Vitória da Conquista).
Cada um com suas características distintas e ao mesmo tempo semelhantes pois eram formados essencialmente de servidores da secretaria.
Após uma conversa minha com o coordenador do Coral Norte, meu projeto de lançarmos um CD com todas as vozes da SEFAZ ganhou corpo e apoio, após dois anos de “tramitação” foi autorizado e realizado, chegando em nossas mãos em Dezembro de 2007.
Cada coral gravou três músicas de seus repertórios e uma em conjunto, o jingle da campanha “Sua nota é um Show de solidariedade”, na qual onde cada maestro fez uma parte especial para seu grupo, resultando num bonito arranjo para todas as vozes da SEFAZ.
Apreciem…
Todos os Corais
Coral Sul
Coral Salvador



CD Nós Companheiros Vol. IV
Coral Norte
Essa foi uma brincadeira do Rotary Club de Lauro de Freitas.
Os amigos se reúnem, cantam, brincam e no fim sai um CD para registrar o companheirismo.
Eu me diverti muito cantando com eles!



CD Festivais 2010
Festival 2010
Tive a sorte de viver e começar a entender-me por gente à época dos grandes festivais da MPB, berço de estrelas de primeira grandeza de nossa cultura; geração de compositores e intérpretes que são os clássicos revisitados por nossos filhos.
A fertilidade poética e cultural consolidou na voz do povo as canções que se apresentaram nos festivais das décadas de 60, 70 e 80, não importando se classificadas em 1º, 2º ou 3º lugar, menção honrosa ou júri popular. Até mesmo as não classificadas foram vitoriosas, pois havia mais músicas vencedoras do que troféus naqueles tempos!
Ainda menina e sem saber do contexto político que envolvia o país, aprendi a gostar de música e poesia através das letras que falavam de amor e dor, revolta e revolução, e traziam um pouco de paz acalmando os corações daqueles que estavam aprendendo a viver, assim como eu.
A música “Viagem” não participou de nenhum festival, mas é tão sublime e imensa em si, e toca meu coração de tal modo, que não é preciso maiores explicações para que tenha sido escolhida para abrir este trabalho… “Bandolins” faz parte da essência de mim ao juntar música, dança e poesia ao sonho de viver!
Nossa vida é feita de escolhas e acontece apenas no possível do agora, então o que sobra é sonho para ser sonhado sempre; como este disco que estava gestando em mim esperando seu tempo e lugar de nascer. Este CD é a realização desse sonho e por isso é comemorativo, porque comemora a vida na letra das músicas inesquecíveis de um tempo guardado em minha juventude.
Agradeço a Luciano Prado, meu maestro, pela competência e apoio, além da paciência por todas as vezes que me pedia para “cantar mais baixo” e por me deixar “cantar alto” de vez em quando;
A Otávio, meu amor, por que sei que ele entende que “apesar de eu saber que nada é fácil”, vou continuar sempre tentando “fazer que assim o seja”;
A vocês meus amigos, pela gentileza em me ouvir quando insisto em cantar a toda hora e em qualquer lugar;
E a Deus é claro, porque sem Ele nada é possível.
Encarte do CD Festivais CD promocional, venda e cópias proibidas – OK?
Comecei a gravar essas músicas em junho de 2009, era para meu aniversário em novembro, depois para o Natal, depois para o dia das mães e finalmente consegui finalizar o CD para meu 49º aniversário. Culpa da foto da capa! O coisa difícil foi eu conseguir uma foto de que gostasse, enfim fizemos o melhor que foi possível na época…
Seguem os links das músicas. Espero que gostem!
Marta Gaino


