A Torre de Pisa
- Marta Gaino

- 20 de dez. de 2013
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2020
Amigos queridos,
Escrevo em retrospectiva pois estou em falta com todos, sem falar das fotos que não consegui postar durante a viagem, ainda por cima fiquei travada da coluna e por isso não pude escrever os posts finais de nossa viagem, mas ai vai, com o máximo de lembranças que consigo descrever.
Passeio a Pisa
Fomos a Pisa de trem, chegamos junto com alguns ônibus de turismo e a cidade acabou ficando cheia, mas enfim, turistas é turista...
Pisa é uma cidade pequena, medieval e hoje universitária e como todas as outras cidades italianas, tem igrejas seculares, castelos, fortalezas e museus, um monte deles, espalhados pela cidade... A atração principal, é claro, é a torre inclinada de Pisa, mas chegando lá você entende que não é só isso...
O complexo “Campo dei Miracoli” fica na Piazza del Duomo, que tem o duomo, que é a catedral, o Batistério, que é outra igreja redonda, o Camposanto que hoje é um museu e o campanário, que é a torre.
Diz a lenda que quando estavam construindo o terceiro pavimento da torre a construção já começou a inclinar porque o solo cedeu, mesmo assim decidiram terminar a construção “simplificando” a estrutura e ergueram até o 8º piso com 55m de altura. A construção iniciou no século XII e foi até XIV, toda em mármore. A torre é inclinada mesmo!
O complexo foi bombardeado durante a segunda guerra mundial, mas aguentou firme, até onde se pode dizer, porque a torre se inclina uma média de 20mm/ano. Passou por uma grande reforma para estabilização na década de 1990, o que fez reduzir sua inclinação de 5,5ºC para 4ºC.
Dependendo da posição e da visão em perspectiva, pode-se ver o quanto ela está deslocada em relação ao Duomo, mas não é só a torre que está inclinada, andando pelo complexo dá para perceber que os outros prédios também estão meio tortos, mas como eles são mais baixos e mais largos, você fica com a impressão de que é você que não está alinhado e enxergando direito, kkk. Agora quem é que explica como essa torre ainda não caiu, quase mil anos depois?
Ficamos por ali até a hora do almoço e fomos a uma tratoria. Adivinha comer o que??? - Pizza é claro! Aliás a melhor pizza que comemos nessa viagem...
Voltamos ao nosso quartel general em Firenze para nos preparamos para as novas aventuras da terça feira...
Ciao caro!



Comentários