Sábado em Verona
- Marta Gaino
- 20 de dez. de 2013
- 2 min de leitura
A cidade encheu de gente, jovens, estudantes, turistas e veroneses em compras, quase não dava para andar nas ruas estreitas da cidade, lojas e restaurantes cheios, uma cidade viva, contrastando com as construções medievais, uma sensação muito boa de estar fazendo parte da cidade naquele momento.
Voltamos cedo para o hotel porque íamos sair no primeiro trem para Firenze no domingo. Verona vai deixar saudades...
Em Verona tínhamos um compromisso quase “familiar”. Na época em que Otávio estava montando nosso pedido de cidadania italiana foi preciso descobrir documentos do avô dele, principalmente a certidão de nascimento da Itália; acontece que ele sabia a região, mas não a cidade, onde o avô nasceu, por isso Otávio escreveu 198 cartas e endereçou a todas as prefeituras, bibliotecas e pessoas com sobrenome GAINO listadas nas páginas amarelas da região do Vêneto. Para nossa surpresa, recebemos algumas respostas dessas pessoas, dizendo que infelizmente não eram da mesma família, até que finalmente chegou a certidão de nascimento da comuna de Fossalta de Piave, e a partir daí foi possível dar andamento no processo de cidadania.
Bem, uma dessas cartas era da filha de um senhor chamado Sérgio Gaino, que morava em Verona. Esse senhor era casado com uma brasileira chamada Aparecida, que tinha uma irmã que ainda morava no Brasil em Santo André, conversamos por email algumas vezes com eles, e um dia o Sérgio e a Aparecida vieram ao Brasil visitar a família e deram uma esticadinha na Bahia para nos conhecer. Foi um encontro muito agradável, e prometemos que quando fossemos a Itália iríamos na casa deles também, e assim foi. Então, além de conhecer a cidade de Romeu e Julieta, fomos fazer uma visita a Sérgio e Aparecida, nossos quase primos italianos.
Comments