Palácio Dolmabahçe e Bósforo
- Marta Gaino
- 20 de ago. de 2011
- 2 min de leitura
Palácio Dolmabahçe, antiga residência oficial dos sultões
Começamos o dia com a visita ao Palácio Dolmabahçe , que foi construído no inicio do século XIX, para ser a sede administrativa do governo, interessante que foi construído com um estilo europeu e não árabe, segundo nosso guia, porque o sultão estava querendo se aproximar dos reis europeus e ser aceito por eles como um igual (sic). O palácio é um absurdo de grande tem quase 300 quartos, mais de 60 banheiros, 40 salões que viram a época de gloria e fim do império otomano, com seu primeiro presidente Mustafa Kemal Atatürk .
Atatürk foi um militar otomano que lutou na primeira guerra mundial e, após um movimento revolucionário contra o império, fundou a República da Turquia. Interessante que ele nasceu numa região que hoje pertence a Grécia (!?)
Depois de sua morte, o palácio se transformou em um museu, que guarda a dimensão da riqueza dos sultões, infelizmente por questões de segurança, não é permitido fazer imagens e filmagens no interior do palácio. Para se ter uma ideia, na sala principal existe o maior lustre de cristal da Boêmia do mundo. Este lustre foi um presente da Rainha Vitória, Reino Unido, e tem 750 lâmpadas e 4,5 toneladas. É tão grande que nem dá para avaliar ele por inteiro
Passeio pelo Bósforo e a parte asiática da cidade
Quando a saímos do palácio seguimos para um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e divide Istambul em oriental/Ásia e ocidental/Europa. O passeio seguiu a orla da cidade dos dois lados e pudemos ver ao longe o lado asiático mais tranquilo e residencial com casas de alto luxo.
Na entrada do estreito vindo pelo mar Negro vimos ruínas bem conservadas de uma muralha romana que servia para defender Constantinopla dos ataques de invasores dos turcos otomanos.
Ponte de Bósforo
Depois do passeio, atravessamos a ponte do Bósforo, mais ou menos com 1,5km de extensão, e visitamos rapidamente o lado asiático, mas não tanto quanto eu queria, pois ficamos bem perto da orla e avistamos o lado europeu. Mais um motivo para voltar sem excursão. É terrível você querer explorar o lugar e ter de ficar à mercê do horário programado e atrás do guia.
Nesse passeio descobri que o lado europeu de Istambul também é conhecido por Ortaköy e o lado asiático é Beylerbeyi, coisinhas para anotações de viagem!
Posts recentes
Ver tudoContinuamos a conhecer a cidade de ônibus junto com o grupo. Hoje fomos ao palácio que foi construído no século 17, segundo nosso guia,...
Istambul ou İstanbul em turco, é a única cidade do mundo dividida entre dois continentes, uma parte fica na Europa e outra na Ásia. e é...
Commentaires