top of page

Pacific Coast Highway / SFO to LA

  • Foto do escritor: Marta Gaino
    Marta Gaino
  • 16 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de jun. de 2020

Depois de San Francisco, alugamos um carro para começar a viagem pela Pacific Coast Highway. Antes de mais nada, pesquisamos vários roteiros da PCHW para nos orientarmos sobre o que ver e onde parar para dormir e decidirmos que 3 dias seria suficiente, não foi, poderíamos tranquilamente ter reservado mais um dia ou dois para essa rota.


Hoje vamos começar a viagem pela Pacific Highway, a linda estrada “Califórnia 1”, que segue pela costa do Pacífico ligando todas as cidades que existem entre os 730km que separam San Francisco de Los Angeles. Pegamos o carro no aeroporto de San Francisco e tocamos para a estrada!

Nosso roteiro é de três dias, com paradas para dormir em Monterrey, São Luís Obispo, e finalmente em Los Angeles. A estrada é linda, sinuosa, com várias pontes e cenários deslumbrantes, e a viagem vale pela estrada e por tudo o que se descortina a cada curva, cada penhasco, cada praia, cada parada estratégica para fotos e descobertas do caminho.


É claro que por mais que pesquisamos e escolhemos onde parar e o que ver/fazer, muita coisa ficou de fora, e isso é só um dos bons motivos para voltar a fazer esse roteiro, com novas paradas pois deixamos de ver o Hearst Castle, Yosemite National Park, Mirror Lake e Mariposa Grove.


É muita coisa para ver e poucos dias para correr!


San Francisco/Monterrey

Saímos cedinho de San Francisco e chegamos no final da tarde em Monterrey, fomos fazendo várias paradas pela estrada, em mirantes e localidades pequenas, há muito o que ver e descobrir e sempre fica a sensação e que estamos deixando o “melhor” passar porque simplesmente não dá para conhecer tudo!

Na manhã seguinte fomos visitar o Aquário de Monterrey e depois pegar a estrada de novo até São Luís Obispo.


O aquário fica a beira mar, o que de algum modo ajuda a integrar a vida marinha ao continente, com lontras, tubarões, algas marinhas e até pinguins, existem mais de 200 áreas de exposições, cada uma com um cenários específico para um ambiente marinho e suas espécies. Além das exposições para os visitantes, existe toda uma pesquisa cientifica para reconstruir as populações de animais em risco, e trabalhos para melhoria e proteção da pesca e aquicultura sustentável na região. Existe também um programa de educação e capacitação de jovens estudantes, as escolas tem ingresso gratuito e os corredores estão lotados de crianças e adolescentes correndo, observando, desenhando ou escrevendo sobre o que veem pelas grandes janelas e escotilhas do aquário, despertando o “amor pela ciência” e respeito pela vida marinha e oceanos do mundo.


Monterrey/São Luís Obispo

Pegamos a pista cedo com muito nevoeiro, e fomos até San Luis Obispo, que é a maior cidade da região, pelo caminho vimos alguns dos marcos do “camino real” que antigamente ligava as missões franciscanas espanholas, de San José até San Diego. Na verdade esses marcos não são os originais, mas foram colocados nos lugares onde provavelmente os originais estavam a mais ou menos um dia de distância (a cavalo) entre uma missão e outra. A intenção atual foi melhorar as estradas e fomentar o turismo nesse roteiro de cidades pequenas que guardam as missões antigas.


Em São Luís Obispo visitamos a Missão San Miguel Obispo de Tolosa, demos uma volta e fomos dormir! Com mais tempo daria para explorar mais a região, a cidade e suas vinícolas, mas nossa opção foi concentrar o passeio na estrada.


No banheiro de nosso quarto no hotel tinha um aviso colado no espelho do banheiro explicando o que fazer caso o alarme de emergência soasse. Passei a noite pensando que tipo de emergência seria? Furacão, tsunami, terremoto na falha de San Andreas, os meteoros do fim do mundo? Oh my God! O que fazer? Então road again...


São Luís Obispo/ Los Angeles

Partindo para

No último dia de viagem pela PHW o roteiro terminou em Los Angeles, continuamos admirando e parando por todo o caminho, passando por Carmel by the sea, Santa Maria, Santa Barbara, Ventura e Santa Monica, já encostadinho em Los Angeles.


Entrando e saindo das pequenas cidades até uma parada mais longa em Sta Mônica, onde fomos no famoso Pacific Park a beira mar.


Andamos pela Third Street Promenade, comemos em um dos restaurantes no píer, amei o comércio descolada, e vasculhei as lojas artesanato da região com uma pitada hippie ainda ( ou sempre, não sei dizer).


Chegou notícias do terremoto no Chile da possível tsunami, mas foi só precaução...


Próxima parada Los Angeles pela CA I-10 com previsão de congestionamento 1.30 para 20 km... Para quem está acostumado diariamente com a Paralela/Estrada do Coco, Sta Mônica - Los Angeles é fichinha kkk

Comentários


NOTAS DA AUTORA

Mundo de Dentro

Mundo de Fora

foto.png

Fotos Autorais

Marca de citação

© 2019 | Todos  os Direitos Reservados a Marta Gaino.

Orgulhosamente criado por Agência maissucesso

Success! Message received.

  • Instagram
bottom of page