Museo Nacional de Antropología de México
- Marta Gaino

- 31 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
O museu de antropologia abre com a coleção de peças sobre o homem pré histórico e depois segue em várias salas sobre as culturas pré-hispânicas. Cada sala trata de uma região do México, cada região mostra varias culturas que viveram simultaneamente em atividades comerciais, em paz e em guerra, o que foi afinal a principal razão por terem sucumbido aos espanhóis.
Em grandes painéis a exposição conta a história de como essa culturas floresceram guerrearam entre si e foram todas dominadas pelos espanhóis. Levamos o dia todo para percorrer o museu e ficou a pergunta: porquê em todos os museus que conhecemos só vimos peças egípcias e gregas? Neste museu só se fala da cultura mexicana. Bravo! É um museu maravilhoso que registra em cada sala uma cultura diferente e ficamos impressionados com o quanto não conhecemos sobre as raízes da "américa nativa" de norte a sul, e como tudo foi simplesmente substituído pela cultura europeia através do espanhóis, portugueses e outras nações. Saí desse museu inebriada com tata beleza e diversidade cultural.
Do que eu consegui anotar, identifiquei essas etnias que viviam na região e formavam "Cultura de Povos Índios" (nativos) da região: os Olmecas, Toltecas, Oaxacas, Teotihuacanos, Zapotecas, Astecas, Maya, Tarahumara, Nahua, Mixteco, Lacandón, Totonaca e até os Apaches !!! Esses apenas na região que hoje é o México, fora toda a América Central mais o norte da América Latina. É uma história fantástica!!!
Confira no site do museu:
“Desde a sua concepção em 1964, este ícone da arquitetura urbana do século XX foi projetado para ser, mais do que um repositório, um espaço de reflexão sobre a rica herança indígena de nossa nação multicultural e cumpre a missão de investigar, preservar, exibir e divulgar as mais importantes coleções arqueológicas e etnográficas do país. Possui 22 salas distribuídos em 45mil metros quadrados, e é considerado um dos maiores museus do mundo, tanto em área quanto em importância cultural histórica, que presta homenagem aos povos indígenas do México hoje através de uma rica herança que resgata os usos, representações, expressões, conhecimentos e tradições que são a herança intangível da nação e o legado que pertence a toda a humanidade.”
Comentários