Palácio Nacional de México
- Marta Gaino

- 1 de jun. de 2018
- 1 min de leitura
Visitamos o Palácio Nacional, sede do poder executivo do México, marca o ponto mais importante da Cidade do México. É o mais importante edifício do país e abriga uma galeria de arte e artigos museológicos. O complexo ocupa um quarteirão inteiro. Depois de toda a burocracia e segurança para entrar, no lado de dentro encontramos uma igreja, um grande jardim, um prédio onde fica a câmara do governo e um museu sobre os Mixtecas. Surpreendente!
O prédio forma um quadrado e no centro tem um jardim, onde vimos dois locais que aparecem ser escavações das construções antigas, com certeza desmancharam as pirâmides e construíram esse prédio por cima, como era de costume.
No museu, além da exposição da cultura Mixteca, existem painéis imensos de Diego Rivera nas paredes, lindíssimos! Os painéis formam um mural que alcançam as paredes de uma escadaria e os corredores dos andares do museu do palácio. Contam a história do México e de seu povo durante os séculos, separado por 3 seções: colonização, história do país e revolução e independência do México.
Como os demais prédios e igrejas, este também está torto e afundando. A inclinação é tanta que eu fiquei parada admirando e um policial veio até mim perguntar se estava tudo bem. Eu respondi que sim, mas que estava admirada, e ele me mostrou um sistema de pesos usados nas paredes e piso que monitora qualquer mínima movimentação do solo. Agradeci, segurei meu queixo e sai.
Comentários