top of page

Puebla e Cholula em México

  • Foto do escritor: Marta Gaino
    Marta Gaino
  • 27 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Dia de passeio de ônibus as cidades de Puebla e Cholula.

Saímos cedo de CDMX e pegamos a estrada, na saída de cidade passamos pelo bairro de Ecatepec e fui surpreendida pela estatua monumental no meio da estrada, El Vigilante, de Jorge Marín, foi tão rápido que nem consegui fotografar, então busquei esse vídeo para vocês conhecerem.

Seguindo viagem chegamos a San Pedro Cholula . A cidade fica aos pés do vulcão Popocatépetl que mantém seu cume com neve eterna.

O nome Cholula vem da língua nahuatl e significa: água que cai no lugar do vôo.Sua grande pirâmide, é o que distingue esta cidade, medindo 404 metros de cada lado. Ao lado da pirâmide está o Santuário da Virgen de los Remedios, este templo foi estabelecido após a conquista no período de sobreposição evangelização em crenças indígenas, vivem agora em um espaço que representa o passado e história. (Fonte: https://www.pueblosmexico.com.mx/)


Atravessamos a cidade e fomos direto almoçar, o que para mim foi uma roubada.


Uma das coisas que gostamos de fazer é andar pelas ruas para conhecer as cidades, toda vez que entramos em alguma excursão nos arrependemos, e foi isso o que aconteceu aqui. Estávamos em 2 topics, pois as cidades são históricas e não suportam aqueles ônibus gigantescos de turismo. Chegamos perto do horário do almoço e fomos levados para um restaurante grande para poder acomodar a todos, acontece que com certeza não era o melhor restaurante do lugar. Lugar arrumado, comida razoável, atendimento mediano e só, vamos correr porque temos de ver muita coisa hoje!


Atravessamos a cidade pelo centro e pude ver que estava acontecendo a feira semanal na praça, quase pulo da topic para poder descer e ver o movimento, o povo, fazer minhas fotos, ai que raiva!


Seguimos direto para a principal atração que é a igreja de Cholula que foi construída sobre uma pirâmide pré-colombiana, mas enquanto Otavio subiu aquela escada nas montanhas eu fiquei na praça vendo o movimento, o artesanato, o povo vivendo. Quase comi grilo assado só para me aventurar na cultura local, brincadeira, aquela bacia de grilos me arrepiou dos pés a cabeça.


Quando todos desceram da igreja pudemos assistir na praça o espetáculo que foi os dançarinos voadores, homens-pássaros, “Voladores de Papantla”. Eles sobem num mastro e dançam girando lá no alto, uns 30 metros de altura, essa dança cerimonial, tradicional para invocar a chuva e salvar o mundo. Confiram o vídeo que achei https://www.shutterstock.com/video/clip-20668576-voladores-de-papantla-ritual-indian-dance-reconstruction

A cidade de Puebla é uma cidade de 6 milhões de habitantes, histórica, industrial e acadêmica, que fica num vale cercada por quatro vulcões. localizada em um vale perto de quatro vulcões.

No centro da cidade fica o Zócalo, que é a praça central, onde tudo acontece e de onde saem todas as ruas principais da cidade.


Nós ficamos apenas na praça central, vimos a catedral, e passeamos a pé por ali, mas eu sabia que estávamos deixando de “ver” a cidade, há muito por conhecer para além do centro histórico colonial. Essas excursões me deixam doida de raiva, mas sempre é um motivo para voltar, ficar uma semana e conhecer a cidade como ela merece!

Posts recentes

Ver tudo
Adios México

Aeropuerto Internacional "Lic. Benito Juárez", CDMX, México. Partimos pra Miami... "O que aprendemos no México? A importância de se viver...

 
 
 
Palácio Nacional de México

Visitamos o Palácio Nacional, sede do poder executivo do México, marca o ponto mais importante da Cidade do México. É o mais importante...

 
 
 

Comentários


NOTAS DA AUTORA

Mundo de Dentro

Mundo de Fora

foto.png

Fotos Autorais

Marca de citação

© 2019 | Todos  os Direitos Reservados a Marta Gaino.

Orgulhosamente criado por Agência maissucesso

Success! Message received.

  • Instagram
bottom of page