Jardins e Santuário Baha'i em Haifa
- Marta Gaino

- 28 de ago. de 2011
- 1 min de leitura
Monte Carmel
Na cidade de Haifa visitamos a igreja de Stella Maris, que fica no alto do Monte Carmel, onde foi erigida uma Basílica para Nossa Senhora do Carmo (Car = vinhas, El = Deus).
A igreja foi construída sobre a gruta onde se refugiou o profeta Elias, e hoje é a sede da Ordem das irmãs Carmelitas, sendo Elias o patrono dessa irmandade / Irmandade Carmelita (Carmel + Elias).
Nesse local a bíblia conta que o profeta Elias se refugiou dos “profetas” e adoradores de Baal, numa caverna que hoje é um ponto de peregrinação cristão. O guia contou toda a história sobre Elias, mas acho melhor lerem a bíblia do que confiar na minha memória
Haifa é uma linda cidade costeira, mas não tivemos tempo para conhece-la porque na excursão tudo é feito a toque de caixa!
Jardins e Santuário Baha’i
Descendo o monte Carmel paramos para ver os jardins do Santuário Baha’i, uma religião que prega a Paz Santa ao invés da guerra santa. Nesse canto do mundo esta é uma filosofia muito interessante!
Os jardins Baha’i são totalmente simétricos e descem o morro em degraus, em cada patamar tem uma praça com uma fonte ou piscina e no meio da descida tem o prédio do santuário.
Os jardins não tem muitas flores, mas principalmente muito verde, que simboliza a esperança de paz, para um lugar onde a água ou sua falta é motivo de guerras, eles até que gastam um bocado dela neste lugar.
Voltamos para o ônibus e seguimos em direção a Cariotes, isso mesmo, o lugar onde nasceu Judas is Cariotes (is = da cidade de – Cariotes).


Comentários