Cozumel, México
- Marta Gaino
- 6 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2020
Saímos do navio e pegamos a excursão que nos mostrou toda a cidade de Cozumel em seus melhores pontos turísticos.
Primeira parada foi no Discover México Park que é um parque temático onde você vai saber tudo sobre a cultura, história e tradições do México e "viajar" por toda a República Mexicana em um único dia, num só lugar. Dentro do parque tem um museu com reproduções em escala dos mais importantes monumentos, edifícios e locais do México, como as pirâmides de Chichén Itzá, o Anjo da Independência, entre muitos outros... É um local que realmente vale a pena conhecer!
Saímos do Discover México Park e seguimos rumo a "Fantástica Fábrica de Chocolates" - The Mayan Cacao Company.
Fizemos um passeio guiado que mostrou toda a história do cacau e do chocolate desde a época dos mayas, depois passamos por uma demonstração de como é fabricado o chocolate, e acabamos na loja que é para enlouquecer de gostosa. Não apenas chocolate, mas também sabonetes, cremes, shampoos, perfumes, artesanato... maravilhosa!
Seguindo, fomos até a praia com o Mirante de Arrecifes de Cozumel, por uma estrada que atravessa toda a ilha, que tem 75% de mata original preservada.
Alguns dias antes houve uma tormenta e nosso guia explicou que o mar estava sujo porque as algas que ficam presas nos corais estavam soltas e o mar estava praticamente cor de laranja por causa disso.
Segundo o guia, consta que Jacques Cousteau passou 20 anos estudando os arrecifes, mas isso é um mito... dizem que Cousteau foi quem tornou conhecido os arrecifes de Cozumel mas, ele nunca esteve, nunca visitou Cozumel, antes dos anos 70’s.
Um pouco mais à frente em Playa de San Martin há espécies de tartarugas sob proteção do estado, como as tartarugas marinhas (verde, cabeçuda e gavião), a rainha e o coral preto.
Para finalizar o passeio, na volta ao porto, paramos numa fábrica de tequila...
A tequila é um destilado originário do município de Tequila no estado de Jalisco, na cidade do vulcão Tequila. É feita a partir da pinha da planta Agave Azul, e a planta deve ter mais de 10 anos para que seja usada na fabricação da tequila.
O líquido é fermentado e destilado resultando numa bebida branca e cristalina, porém nesse primeiro estágio é muito forte e deve ser utilizada em coquetéis com outras bebidas e frutas. A tequila ideal para se consumir pura é aquela que passa 1 ano decantando, ou 6 a 12 anos em tonéis de carvalho como o whisky.
A tequila é talvez a bebida mas conhecida e representativa do México no mundo. Eu como não bebo, gostei mais de conhecer o Agave Azul que se parece com um grande e velho pé de babosa.
https://www.cavaantigua.com/
Comments