top of page

La Vieux-Quebec

Atualizado: 18 de jun. de 2020

Que cidade maravilhosa!

A cidade fica à beira do Rio São Lourenço, e sobe colina acima, divida mais ou menos em cidade alta/cidade baixa, fazendo um paralelo com Salvador (ousadia minha!). O Rivière Saint-Laurent atravessa os Grandes Lagos do Canadá, e passa por várias cidades até a foz no Atlântico.


As principais atrações turísticas da cidade são a Citadelle de Québec , o bairro fortificado de Vieux-Québec, o Palácio Real e o Château Frontenac Hotel, tudo é lindo! A cidade é franco-canadense, isto é, apesar da França ter perdido a guerra para a Inglaterra, a cultura francesa venceu e prevaleceu aqui, o povo nas ruas fala francês, mas também inglês, e arriscam o espanhol, italiano e até português para tentar se comunicar com os turistas perdidos como nós.


A folha maple é o símbolo do Canadá e está no brasão da cidade, essa folha é da árvore bordo, da qual fazem o xarope de bordo Maple Syrup, um caldo doce e vermelho escuro que é uma delícia e um perigo para qualquer dieta, mas como é natural é melhor do que o açúcar branco, principalmente sobre as panquecas e pães, e onde mais sua imaginação mandar colocar.

Vieux-Quebec,

É a parte antiga e histórica da cidade, com ruas estreitas e calçamento em pedras onde a vida acontece na calma. O passeio é simplesmente andar pelas ruas e admirar a arquitetura, as lojas, os pães e doces, e se você der sorte de ser um dia de sol, sentar em algum banco na praça e ficar por lá agradecendo a Deus pela oportunidade de conhecer esse lugar maravilhoso. Essa parte da cidade fica dentro dos antigos muros fortificados que de tão largos dá para andar por cima deles e fazer todo o entorno da cidade.


Continuando a caminhar chegamos até a La Citadelle e assistimos à troca de guarda do forte, com toda a “pompe et circonstance” que o momento pedia, meio parecido com a troca de guarda de Londres, mas diferente... Por ali andamos por todos os jardins com tulipas lindas e de todas as cores... encantadoras!

Depois fomos para um calçadão com uma grande praça onde fica o Fairmont Le Château Frontenac, um hotel que é referência arquitetônica e símbolo da cidade por sua história centenária. Não entramos no hotel, mas ficamos na praça vendo tudo acontecer. Da praça dá para ver toda a cidade baixa, o porto e grande parte do rio. Onde estávamos fica no alto de um penhasco e no inverno, quando a temperatura fica abaixo de 30ºC negativos, e a neve permite, é colocado uma rampa para que se possa fazer sky, não é chique isso?

Depois passamos em frente ao parlamento e continuamos andando sem destino por toda a cidade alta. Passamos por uma rua, que não vou saber o nome agora, que tinha uma loja que era a casa do papai Noel, simplesmente tudo sobre Noel e o Natal, eu fiquei impressionada, apesar de que nem ligo tanto assim para os símbolos de Noel no Natal.

Nosso hotel ficava na cidade baixa, bem em frente ao mercado municipal Marché du Vieux-Port, que além de frutas e legumes frescos, também tinha queijos, pães de perder a cabeça, e muitas flores.

Como o tempo ficou variando entre chuvoso, frioso e ventoso... ficou difícil para nós fazermos tudo que tínhamos pensado, como o passeio de barco pelo rio por exemplo, então nos concentramos mais na parte histórica da cidade, muitas fotos e chocolate quente.

Comments


NOTAS DA AUTORA

Mundo de Dentro

Mundo de Fora

foto.png

Fotos Autorais

Marca de citação

© 2019 | Todos  os Direitos Reservados a Marta Gaino.

Orgulhosamente criado por Agência maissucesso

Success! Message received.

  • Instagram
bottom of page