top of page

California Science Center.

  • Foto do escritor: Marta Gaino
    Marta Gaino
  • 19 de set. de 2015
  • 4 min de leitura

Grande dia... fomos no Museum of Natural History pela manhã, e na Academia de Ciências pela tarde, all day... das 09.00 da manhã até às 5.00 da tarde.


No museu, o maior da costa oeste americana, você pode ver exposições sobre tudo o que existe sobre a terra, e sobre o que já existiu também. Separado por exposições você vai caminhando e se integrando na história sobre dinossauros, insetos, pássaros, fósseis, répteis, toda a evolução da água, passando pelos mamíferos até chegar aos humanos com a exposição Age of Mammals... clima, oceanos, gemas e rochas,....e quando percebe já é hora do almoço e você nem viu o tempo passar.


Uma das coisas que mais gosto de ver em museus de história natural pelo mundo é como a população participa ativamente da vida do museu, turmas de crianças com seus professores em plena aula, fazendo anotações no meio da correria e gritaria, descobrindo as coisas concretamente, e não apenas vendo figuras num livro, com certeza após a visita cada livro fica mais interessante de se ler! Eu viro criança dentro de um museu desses!


Depois do almoço/lanche rápido fomos para o Science Center... Lugar fantásticoooooo!

Logo na entrada entramos no Roy A. Anderson Blackbird Exhibit and Garden, que é diferente dos “gardens” que conhecemos, porque é exclusivamente sobre a fauna e flora local, dos arredores de Los Angeles. Tem uma jato de titânio A-12 Blackbird no meio do caminho, e pássaros, beija-flores, borboletas, coiotes convivendo em harmonia sem dar bola para os passantes.

O centro é imenso e dividido por seções que você vai percorrendo e se perdendo lá dentro, porque cada seção se subdivide em várias menores e chega uma hora que você não sabe mais para que lado vai! É claro que existem sinalizações por toda parte, mas se você for como eu que vai seguindo no instinto, se prepare para se perder e se achar a toda hora, kkk...

A exposição principal em que entrei foi na ala sobre Ecossistemas, que mostrar que tudo está conectado Plantas, animais, pessoas, clima, água, solo, e a ao mesmo tempo tudo está mudando em relação ao que acontece ao redor.

Ouras exposições interativas sobre “o mundo criativo”, que conta o impacto de nossa interferência no mundo, benefícios e consequências, sobre estruturas, transportes, criações e invenções; e a “World Life” que fala de todas as criaturas vivas em nosso planeta e como a vida se sustenta e se recria ao longos das eras.

Air and Space

O filme Hubble 3D mostra toda a história da construção do suer telescópio e de suas experiencias e observações no espaço, mostrando as fotos fantásticas que ele vem fazendo desde o dia em que foi lançado.

A sensação que temos é de estar voando pelas galáxias ao lado dos astronautas que saem para fazer reparos nos ônibus espaciais. O filme também fala muito sobre os desafios da NASA, meio propaganda, mas o que interessa são as imagens que ficaram povoando minha cabeça

viajem por galáxias distantes para explorar a grandeza e os mistérios de nosso ambiente celeste e acompanhem os astronautas que andam no espaço enquanto tentam as tarefas mais difíceis e importantes da história da NASA. O filme oferecerá uma visão inspiradora e única do legado do Telescópio Espacial Hubble e destacará seu profundo impacto na maneira como vemos o universo e a nós mesmos.

Adivinha quem descobrimos que mora aqui? A Endeavour, yes, a Space Shuttle Endeavour ... eu quase endoido quando pude chegar perto de todos aqueles rebites da fuselagem que foram ao espaço...

A Endeavour foi lançada em 1992 e cumpriu 25 missões antes de descansar após sua 26ª missão em terra. Antes de entrar no pavilhão em que ela está, assistimos ao filme Mission 26: The Big Endeavour, sobre como foi o transporte dela desde quando aterrissou em sua última missão, e toda logística de transporte pela cidade até chegar em sua garagem definitiva. Dá para suspirar em cada curva nas esquinas passando rente pelos edifícios da cidade. Para quem não é ligado em ficção cientifica não dá para entender direito quando eu digo que quase perdi a fala prendendo a respiração nesse passeio.

Resumo do site oficial sobre a aventura da Endeavour pela cidade:

  • Mover o ônibus espacial Endeavour pelos Estados Unidos foi um empreendimento enorme. O Endeavour voou pela primeira vez nas costas de um Boeing 747 de Cape Canaveral, Flórida, para a Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia, enquanto fazia várias paradas ao longo do caminho.

  • Após a chegada, o Endeavour homenageou muitos marcos da Califórnia ao sobrevoar o Estado, de Sacramento ao sul da Califórnia, enquanto os espectadores se maravilhavam com a vista ao longo do caminho. Após o desembarque no Aeroporto Internacional de Los Angeles, a maior aventura ainda estava por vir, transportando o Endeavour pelo coração da área urbana de Los Angeles para sua nova casa no Califórnia Science Center.

  • Com 78 pés de largura, 57 pés de altura e 122 pés de comprimento - mais de dois ônibus escolares - navegar pelas ruas de Los Angeles e Inglewood exigia a orientação e habilidade de mais de 100 pessoas. Tráfego controlado pela polícia; engenheiros e técnicos levantaram linhas de energia e derrubaram semáforos enquanto aproximadamente 1,5 milhão de pessoas alinhavam-se nas calçadas para comemorar o evento. Fotógrafos e cineastas estavam à disposição para documentar esse momento único na história.

  • Missão 26: O Big Endeavour apresenta fotografias destacando algumas das cenas espetaculares testemunhadas durante o voo do ônibus espacial Endeavour sobre a Califórnia e sua jornada de 12 milhas e 68 horas pelas ruas da cidade até seu destino final no Pavilhão Samuel Oschin, no Califórnia Science Center.

Coloquei os links para quem quiser saber mais sobre a Endeavour

Comentários


NOTAS DA AUTORA

Mundo de Dentro

Mundo de Fora

foto.png

Fotos Autorais

Marca de citação

© 2019 | Todos  os Direitos Reservados a Marta Gaino.

Orgulhosamente criado por Agência maissucesso

Success! Message received.

  • Instagram
bottom of page