California Academy of Sciences
- Marta Gaino

- 9 de set. de 2015
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2020
Amamos conhecer museus, aquários, monumentos, igrejas, etc... e conhecer a California Academy of Sciences, foi um ponto alto de nossa viagem a São Francisco.
A Cal Academy é um complexo de quatro instituições voltada para a educação e entretenimento da população e dá para ficar uma semana inteira aqui dentro sem perceber o tempo passar, nós só tínhamos um dia no roteiro e usamos ele inteirinho...
A academia é composta pelos Steinhart Aquarium, Morrison Planetarium, pela Osher Rainforest e o Kimball Natural History Museum, o que nos dá uma visão da terra, da água, dos céus e florestas, tudo num lugar só, sob as grandes cúpulas que reproduzem o meio ambiente desse nosso mundo maravilhoso!
Vou fazer um resuminho, mas confiram no site da academia para terem uma ideia da maravilha que esse passeio é... https://www.calacademy.org/
Steinhart Aquarium – sua coleção tem mais de 40mil animais vivos, em ambientes controlados que reproduzem o habitat natural de cada espécie. Por mais que pensemos que os animais deveriam estar livres na natureza, quando você entra nos ambientes, você é transportado visualmente e sensitivamente para o “próprio ambiente” dos animais, e por incrível que pareça, sente que você é apenas “mais um” dos animais desse planeta. Dá para sentir a majestade de cada espécie, beleza e tranquilidade com que vivem e de certo modo, ao observarmos cada um em seus movimentos graciosos, nos sentimos observados também, por eles. Interessante isso! Além da exposição o aquário realiza pesquisa cientifica de ponta e exploração sobre os ecossistemas oceânicos. Há muito por conhecer sobre nossas águas marinhas e seus mistérios nas profundezas dos oceanos.
Morrison Planetarium – o planetário fica sob uma imensa cúpula que apresenta vídeos sobre as galáxias distantes que são observadas e monitoradas a todo tempo pelos astrônomos. Como visitantes do planetário não podemos fazer um tour pelo observatório, nem sei se fica neste complexo, mas podemos visitar um pequeno museu de astronomia e assistir a vídeos sobre a criação do universo, suas estrelas e galáxias, com fotos reais de observação dos telescópios de ponta que vasculham nosso universo. Sentados na poltrona, quase deitados observando a “história do universo” passando na tela de 75m da cúpula, parece que estamos voando no meio dos planetas, cometas, encontros catastróficos das estrelas na formação de tudo o que existe. É emocionante, principalmente para quem sonhava em ser astronauta como eu, é uma experiencia imersiva que deixa o coração batendo forte!
Osher Rainforest – Esse “jardim” é um grande “bioma numa redoma” que tem quatro andares com uma grande rampa em espiral no centro, por onde os visitantes podem “explorar” uma “mini floresta tropical”. Desde o chão com as plantas rasteiras e seus pequenos animais, répteis e insetos, e daí subindo e conferindo como as plantas se comportam e se apresentam a cada metro acima do chão, até chegar no topo onde vivem os pássaros e borboletas! A base da floresta com certeza é a Amazônia, o “clima” é quente e úmido, depois que você entra, a saída é só lá por cima, no quarto andar, mas vale a pena se embrenhar nessa mata e ver cada planta, cada flor, cada pequeno sapinho, mesmo que você chegue todo suado e desidratado lá em cima. Quando chega lá no “céu” e olha para baixo você tem a nítida impressão de que atravessou a mata virgem no meio da Amazônia, foi emocionante lá pelo meio do caminho ver as borboletas azuis voando em nuvens eu fiquei louca para fotografar nas como... não dava para adivinhar onde elas iriam pousar, consegui pegar uma ou outra, mas a sensação e fazer parte do Panapaná delas. Enfim o lugar é lindo e incrível, as crianças ficam hipnotizadas e os adultos voltam a ser crianças olhando e pesquisando cada aranhinha, sapinho, peixinhos, besourinhos, formiguinhas “cortadeiras”, jiboias, e tudo o mais que existe na floresta.
Kimball Natural History Museum – este museu de história natural é o resultado de 160 anos de pesquisa da Academia na busca por conhecer a vida em nosso planeta. Retrata o passado da terra e seus viventes antigos, compara com nosso presente, e projeta como poderá ser no futuro. Cada sala ou estação destaca a singularidade de cada canto de nosso mundo, e como a vida se adaptou para continuar existindo através das eras. Para quem gosta de história, geologia, biologia, antropologia, e qualquer outra ciência que envolva nosso planeta e os seres vivos que aqui habitam.



Comentários