Procissão Círio de Nazaré 2018
- Marta Gaino

- 15 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Procissão do Círio de Nazaré, emoção, devoção e fé.
A estimativa foi de 1.5 milhão de pessoas caminhando no trajeto. Alguns festejando, cantando e dançando, muitos promesseiros pagando promessas de atravessar avenida de joelhos, outros ajudando esses a cumprirem as suas promessas, distribuindo água, socorrendo os que não aguentam sozinhos, mas o mais impressionante são os que vão segurando as cordas!
É uma das maiores festas religiosas do mundo!! A grande procissão saiu da Catedral Metropolitana/Sé em direção à Basílica Santuário de Nazaré. Muitos romeiros fazem o trajeto de joelhos, também tem os que fazem promessa para ajudar na caminhada, distribuindo água, ajudando com o papelão e o que mais os promesseiros precisarem. E quem fica na arquibancada ajuda rezando e cantando. Uma festa movida a fé, emoção e água.
É uma pressão humana inacreditável. .. há trechos em que eles estão tão apertados pela multidão que chegam a desmaiar e continuam sendo levados por quem está atrás, até que o socorro chega! Se soltarem da corda perdem o lugar e daí o desespero, porque não conseguirão segurar mais e a promessa não será cumprida!
Durante a procissão vimos muitos carregarem maquetes de casa e barcos em agradecimento a graças alcançadas, enquanto outros faziam correntes com seus braços para separar e organizar os blocos para que as pessoas não se atropelassem entre si...
Assisti e participei do Círio na arquibancada, cantando e rezando com a multidão, mas a energia de amor que emanava da multidão era gigantesca e sem perceber parecia que estava lá tentando ajudar aqueles que estavam quase sucumbindo a pressão e ao calor.
Pessoalmente não gosto de estar no meio da multidão, mas aqui foi diferente. Essas pessoas eram movidas apenas por água, amor e fé.



Comentários